AS BARREIRAS DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
- Deborah Masquio
- 25 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

A amamentação exclusiva até os 6 meses de idade do bebê é uma prática recomendada pelos órgãos de saúde e promovem benefícios incontestáveis para a saúde do bebê. Entretanto, existem diversas barreiras que dificultam esse processo.
- PRÉ NATAL INEFICIENTE E FALTA DE ACONSELHAMENTO
Mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal adequado apresentam duas vezes mais a prática de amamentação exclusiva. O aconselhamento em amamentação por profissionais capacitados é capaz de favorecer a amamentação exclusiva até os 6 meses.
- FALTA DE CONHECOMENTO MATERNO
A fata de conhecimento e esclarecimentos da mãe sobre a importância da amamentação como melhor prática de amamentação infantil leva à interrupção da amamentação exclusiva.
- SAÚDE MATERNA
Cerca de 1/3 das mães interrompem a amamentação por questões relacionadas a saúde física e mental.
-TIPO DE PARTO
Mulheres que realizaram o parto cesárea apresentam 29% menos prática de aleitamento materno exclusivo.
-DIFICULDADES COM A AMAMENTAÇÃO
Os problemas com a amamentação, como mastite, leite empedrado e machucados na mama, estão relacionados a dificuldade de amamentação exclusiva.
- GOLDEN HOUR
Mulheres que iniciaram a amamentação na primeira hora de vida apresentaram mais chance de aderir a amamentação exclusiva do que aquelas que retardaram o início da amamentação para mais de uma hora.
- CRENÇA DE LEITE FRACO OU INSUFICIENTE
A percepção materna que o leite materno é insuficiente ou fraco para nutrir seu bebê é um dos principais motivos relacionados ao desmame precoce e ausência de amamentação exclusiva até os seis meses.
- TRABALHO MATERNO
O emprego materno em tempo integral pode limitar a capacidade das mulheres de
amamentar seus filhos, principalmente em casos de mulheres que não tem licença maternidade, aquelas que trabalham longas horas fora de casa, aquelas que realizam trabalho físico ou que não possuem rede de apoio.
Importante pontuar que todas as barreiras podem ser superadas, se amamentação exclusiva for a escolha da mãe. Portanto, consulte profissionais capacitados em amamentação, para que juntos tracem estratégias para garantir esse processo.
Afinal amamentar é uma escolha pessoal e cabe a cada mulher definir o que é possível e viável dentro da sua realidade.
REFERENCIAS
Kavle JA, LaCroix E, Dau H, Engmann C. Addressing barriers to exclusive breast-feeding in low- and middle-income countries: a systematic review and programmatic implications. Public Health Nutr. 2017 Dec;20(17):3120-3134. doi: 10.1017/S1368980017002531.



Comentários